terça-feira, 23 de agosto de 2011

Money, money, money, money


Se tem uma coisa que influencia essa vida de Au Pair essa coisa é dinheiro.
Não estou aqui a muito tempo, mas algumas coisas são fáceis de se constatar, como:
-É muito fácil e barato comprar aqui, portanto se você não tiver controle acaba gastando o que tem e o que não tem.
-Se sua família segue as regras do Programa você só vai gastar mesmo com supérfulos.

Quando cheguei estava até com uma quantia razoável em dinheiro, pois não tinha comprado minha câmera em Nova York como queria, então estava bem tranquila, e não tive que comprar muita coisa, só umas bobagens na farmácia, acontece que meu computador deu paw e tive que comprar outro, daí fiquei lisa por duas semanas.
Nesse meio tempo abri minha conta no banco, que é sobre o que realmente quero falar nesse post.
Meu bairro é bem localizado, portanto tenho aqui quase a porta 4 grandes bancos a minha disposição, o que acabou gerando uma dúvida enorme sobre o que escolher. Mas pior que a dúvida era lembrar de banco no Brasil. Ai na terrinha uso o BB, e em geral não tenho muito o que reclamar não, mas a verdade é que em todo banco ai temos que pagar taxas bem elevadas, e quando pensava nessas taxas em dólar, putz, um frio me subia a espinha.
Fiquei em dúvida sobre os seguintes bancos:
-Bank of America
-Citibank;
-Chase;
-Walls Fargo.

Todos são grandes bancos, e os 3 primeiros já tinha ouvido falar ou visto, mas o Walls Fargo tinha a vantagem de ser o banco da minha hosta. Quase optei pelo Citibank, por saber que tinha em Brasília, o que na minha cabeça significava que ia pagar menos pra enviar dinheiro pro Brasil.
Recomendo que escolham um grande banco, pois assim não terão dificuldade quando viajar, ou se (Deus nos livre) vier o rematch.
Não vou dizer que passei dias pesquisando o assunto não, há um tempo atrás tinha lido um blog de uma menina que contava a experiência dela com dinheiro aqui, e gostei muito. Ela dizia que toda semana guardava $100 e gastava $100, tinha semana que não gastava isso tudo, então econonomizava, e que o banco dela enviava todo o troco (moedinhas) pra poupança quando ela comprava com o cartão, eu comprei a idéia e decidi fazer a mesma coisa quando chegasse aqui.
Até essa semana estava complicado, por causa do lance do computador, mas até que sou controlada e sei que essa semana consigo começar.

Enfim, o negócio das moedinhas influênciou totalmente a escolha do meu banco. Acabei optando pelo Bank of America, que é o único que disponibiliza esse serviço.


As vantagens que ví além disso é que não vou pagar tarifas bancárias, gente isso me deixa tão feliz. Claro que o banco ganha aqui, tenho certeza disso, mas eles não parecem explorar o cliente, pois ao que aparenta, para eles é mais importante que o Banco tenha muitos clientes para administrar o dinheiro do que captar pequenas quantias de cada correntista. Uma das razões é esse espírito consumista extremado daqui, eles facilitam ao máximo seu poder de compra. Todo lugar passa cartão, e é super fácil você abrir conta em banco, eles são realmente o país do consumismo, mas montaram toda uma estrutura para que comprar fosse algo atrativo e quase natural, por exemplo, você tem caixas eletrônicos (ATM) em toda rua, as lojinhas de esquina tem ATM, o que facilita demais na hora de sacar, mas mesmo assim, você pagar as coisas em dinheiro aqui chega a ser motivo de estranheza para alguns comerciantes, aqui se usa cartão até pra comprar cookies.

Minha experiência diz respeito ao Bank of America, vou dar agora as diretrizes para quem quer abrir uma conta lá, mas acredito que os outros não sejam muito diferentes:

-Documentos:
Você só vai precisar do passaporte, na verdade, eles requerem o seguro social, mas é só falar que não tem ainda e eles abrem a conta e você pode levar depois sem problemas, pra facilitar leve também seu DS 160, e um cartão no seu banco no Brasil (se tiver) que em menos de meia hora sua conta estará aberta e ativa.

-Opções de conta:
Queria uma conta onde não tivesse que pagar tarifa nenhuma, e sim, isso é possível! Claro que eles não oferecem dessa forma, mas basta você dizer que não quer pagar tarifa nenhuma, que o atendente vai te dar uma opção de conta onde você paga $8,95 ao mês. A manha é que se vocÇe desabilitar receber contas por via postal (papel), e não usar o caixa tradicional você não paga nada, e sua conta não cobra tarifa nenhuma. E pra falar a verdade, você não vai precisar usar atendente, porque o ATM é muito fácil de usar, e pelo menos o do Bank of America tem a opção de ver as coisas em português, o que facilita ainda mais, e pra visualizar suas contas você pode usar a internet ou receber tudo no seu e-mail.
Mas tomem cuidado, pq alguns ATM funcionam como os caixas 24hras do Brasil, e cobram uns $2 quando você usa, opte sempre por usar cartão na hora de pagar, ou se for sacar prefira os ATM (caixas eletrônicos) do seu banco, que aqui em SF pelo menos tem de todos esses bancos em todo lugar.

-Conta Poupança:
Você pode abrir ao mesmo tempo e transferir o dinheiro extra e o troco pra essa conta, super fácil de administrar, e recomendo muito que façam!

-Observação:
Assim que você faz a conta tem que fazer um deposito inicial de $25, sempre deixe ao menos isso na sua conta, pois caso contrário ela será encerrada automaticamente.



Uma coisa fundamental para mim foi não pegar cartão de crédito, porque não quero sair do controle e acho importante juntar algum dinheiro. O cartão de crédito faz falta em algumas transações como compras pela internet, fazer reserva de hotel, ou quando você está sem grana. Especialmente para transações online é mais seguro. Mas sei que se usar o crédito mais hora, menos hora vou me descontrolar. Então cheque e crédito nem pensar, até porque vamos combinar, gastar $100 por semana aqui só com besteira é o suficiente. Afinal, por mais que desejemos salário de Au Pair não é pra viver comprando Louis Vitton ou Victória's Secret, e mesmo assim dá pra muuuita coisa.

Pra finalizar queria deixar essa comparação curiosa:
Banco aqui não tem fila, não tem burocracia e tem em todo lugar.
Meu banco queria me cobrar R$25 pra fazer um cartão de crédito customizado, com foto, essas besteiras, o meu com foto e plano de fundo saiu de graça, fora as mil opções de plano de fundo de cheque (tem até da hello kit).
O atendimento é eficiente e de qualidade, e se preocupam muito, em você, como turista, entender tudo o que dizem, são super simpáticos, e fazem o possível para agradar;
Eles fazem de tudo para conquistar e MANTER o cliente.
Nesse quesito, (por enquanto) USA 1000 x 0 Brasil.

Espero que o post ajude.

Beijos,
May.

2 comentários:

  1. Adorei May!! Ainda não abri minha conta pois estou pesquisando os bancos aqui. Foi de grande ajuda seu post. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Poli, não esqueçe de escolher banco grande, que é mais fácil de achar nos outros Estados tb ;)

    ResponderExcluir