sábado, 4 de junho de 2011

Application da Cultural Care

Este post super-mega longo é dedicado as meninas que estão respondendo seu application ou que querem começar este sonho mas estão meio perdidas.
Para as iniciantes que não sabem do que se trata, o application é um questinário com uma série de perguntas que vai gerar o seu perfil no site da agência escolhida.
Quando respondi o meu fiz tudo meio na correria, pois começei dia 15/05 e só poderia entregar no máximo até dia 20/05 se quisesse ter a possibilidade de embarcar até julho. Ou seja, 05 dias pra arrumar tudo: Fotos, questionário, referências, entrevista de inglês, atestado médico: TUDO!
Claro que eu poderia esperar para o próximo mês, mas perder a chance de partir logo pra essa aventura? Nananinanão.

O que posso dizer pra vocês da experiência de ter produzido meu app assim tão rapidinho é: Se você se esforçar dá sim pra responder, e a minha humilde opinião, o resultado pode ser muito bom!

Foi muito difícil pra mim encontrar posts objetivos sobre o application da minha agência, por isso resolvi fazer este pra ajudá-las a ter pelo menos uma idéia do que vai ser perguntado e sobre o que vai realmente contar.

Vamos pôr as mãos na massa?
1º Sua agente da CC vai te mandar um link para que você crie um login e senha para começar o application.
2º Vai aparecer uma página com os tópicos que você responderá. O application só aparece dessa forma para você, e apenas enquanto está respondendo. Quando você der o submitt definitivo e ficar online a ordem e a formatação do seu application mudarão, portanto o que é importante? Bem, na verdade tudo, mas o que aparece com mais destaque para as famílias que estarão analisando seu perfil é:

1ª página:

Sua foto e do lado a famosa perguntinha Why I want to be an Au Pair?

Coloque sua foto visível e sorridente, eu preferi uma foto sozinha, mas se tiver uma foto legal com crianças melhor ainda.
As palavras chave para responder a pergunta acima são: I love children, improve english, make new friends and cultural exchange.

Logo abaixo vem a Letter pra Host Family, não poupe palavras, começe falando sobre você, sua cidade, família, suas qualidades (responsável, paciente, criativa e etc) e objetivos, experiência com crianças, atividades que pretende desenvolver e termine colocando outras vez as razões pelas quais quer ser au pair, mas coloque de outra forma agora. Esta será a pergunta mais repetida, portanto seja criativa e sempre coloque algo atrativo e diferente, é interessante colocar também que busca ser um membro da família (mesmo sabendo que está indo lá para trabalhar).
Termine com um Best Regards ou I hope we have a good match.

Daí começam as perguntas, como disse, todas vão aparecer, mas estas terão maior destaque, escreva bastante e não economize teclado não:


Hobbies

1- Do you play any sports?
A partir de hoje é a maior esportista da história brasileira, ama jogar basquete, volley, soccer (nada de futebol ok?), se você dança coloque aqui, e ponha também que adoraria acompanhar as crianças em atividades esportivas e aprender esportes tipicamente americanos ou ensinar esportes brasileiros.

2- Do you enjoy music?
Essa é uma ótima pergunta para as que tocam algum instrumento, se for o seu caso, não se intimide e coloque com detalhes quando aprendeu a tocar e a importância da música em sua vida, mas caso assuste até os gatos mais desafinados (meu caso) diga apenas que ama música, e que adoraria cuidar de crianças com habilidades musicais.

3- What kind of outdoor activities do you like?
Vai ser quase a resposta dos esportes novamente, diga que gosta de passear, conheçer lugares diferentes e encha mais linguiça.

4- Do you like creative activities?
Adora!! Você gosta de origami, contar história, teatrinho, fazer artcrafts e quantas coisas mais vierem a cabeça. Use a imaginação e diga o que pode agregar para a host family e o que quer ensinar para as crianças. Se for o caso, diga que está montando uma pasta de atividades para desenvolver com eles.

5- Please describe any other activities or interests you participate in and enjoy suh as going to the movies, museums, reading, cooking, travel, etc?
Gente, como eles gostam de repetir né. Mas não desanimem e coloquem coisas diversificadas pois essas perguntas ficam uma ao lado das outras. Eu escolhi um dos exemplos acima, travel, e explorei dizendo as vantagens de viajar.

6- What activities (outdors and indoors) would you like to do with the children in your host family?
Explore as outdoors activities dizendo que quer passear muito com as crianças e inovar e diga que quando estiverem em casa vão montar quebra-cabeça, desenhar, pintar...
As palavras proibidas aqui são: ver TV, dormir e coisas monótonas do gênero. Escreva que deseja ensinar sua língua, isso também é legal.

7- Please describe any other talents or skills you have that would be useful when caring for children?
Já não basta todos que coloquei antes? Calma! Coloque aqui o quanto você é paciente e carinhosa.

Pronto! Acabou a parte mais chamativa. E se a Host Family leu essa parte e gostou você tem grandes chances de evoluir esse interesse para uma conversa.

A partir daqui vem:
Personal Info;
Endereço, Telefone, e-mail (se tiver skype melhor).

Family Information;
Mãe, pai e onde trabalham, e nome e idade dos seus irmãos.

Life at Home:
Aqui temos duas perguntas importantes
1- Relacionamento familiar (Tell us about your family):
Você tem um relacionamento incrível, não importa se você e seu irmão não se falam desde o Natal, vocês são Super Closer. E mesmo se sua mãe estiver te enchendo o saco por você ir, atenção: Todos estão te apoiando!!
Ah! Se tiver cachorrinho menciona ele também.

2- Experiência em cuidar da casa (housesold duties):
Não faz idéia de como lavar roupa ou fazer um arroz? É bom aprender antes de ir.
Mas May, tenho medo de colocar que sei fazer tudo, chegar lá e eles me explorarem como doméstica: seguinte, coloca que você tem responsabilidades na sua casa como lavar pratos e manter seu quarto limpo e arrumado, é muito organizada e limpa e gosta de cozinhar. ;)

My lifestyle:
1-Do you smoke?
Sempre coloquem NO. E meninas, se fumarem, é bom perder o hábito, ou saiba desde já que vai perder várias famílias. Nem pense em mentir e fumar escondido lá. Até porque a CC nem aceita Au Pair fumantes né.
Que tal fazer uma promessa? Se eu conseguir uma família linda paro de fumar? Mas tem que manter hein.

2, 3 e 4- Você aceita viver com animais (gatos e cachorros), tem algum tipo de animal que não gostaria de viver?
Eu adoro bicho, mas se você tem medo é uma coisa que chegando lá não dá pra esconder né.
Coloquei o óbvio, que não se sentiria a vontade com animais perigosos, mas adoro dogs e cats.

5- Você segue alguma dieta especial?
4- Aceitaria viver com uma família que segue uma dieta especial?
Essas duas também são respostas muito pessoais que ajudarão você a encontrar uma família mais ajustada ao seu perfil.

Personal Information:
1- Religião:
Eu fui honesta e coloquei que sou católica mas só frequento no Holidays, eles dizem que religião não influência, acho mentira se forem religiões muito distintas pode inviabilizar um match sim.
Mas não dá pra ser testemunha de Jeová e fingir que não está nem ai pros seus costumes né.
Se a família não consegue conviver com essas diferenças azar o dela. Pessoas intolerantes não se encaixam como boas hosts families.

2 - Outras:
-Estado Civil: Unmarried
- Do you have a boyfriend:
Não tive esse problema, mas tem muitas meninas que vão namorando. Honestamente, acho que você colocar que vai namorando gera muito mais perguntas. Já que seu namorado não vai com você, apenas coloque No. E não deixe ele ver (óbvio), mas isso é uma opinião pessoal.

- Do you have any tattoos or piercings?
A não ser que seja uma tattoo muito íntima que eles jamais, mas jamais mesmo vão ver coloquem meninas, e mandem também uma foto da tatuagem ou do piercing com os motivos pelos quais você as fez. Mentir sobre isso pode gerar Rematch.

Qualifications:

Driver's License: Coloque a data que tirou sua habilitação, mas se sua habilitação é recente sugiro colocar o practice driving pelo menos desde a data em que começou suas aulas na auto-escola.
Vão perguntar sobre sua experiência no trânsito, marque o máximo de opções, mas não minta sobre experiência em dirigir na neve, coloque também que tem experiência em dirigir com crianças dentro do carro e que é muito atenta ao trânsito.

Swimming Education

Eles exigem apenas o nível médio, mas se você tiver educação superior coloque e coloque o porque da escolha do curso. Coloque também o que sua formação pode colaborar na sua viagem ou no cuidado com as crianças.

Childcare Experience

Essa parte é fundamental quanto mais experiência melhor, peça aos seus amigos referência como se fossem vizinhos, participe de trabalho voluntário em escolas ou igrejas;
Na cultural care você tem dois tipos de referência:
1 - pessoal
2- profissional

As duas são necessárias, mas valorize mais as profissionais, pois são as que comprovam sua experiência com crianças, você pode enviar suas experiências por email ou caixa postal, por e-mail, só se a pessoa tiver inglês fluente. Utilize-as nas suas experiências pessoais, pedindo a um professor de inglês para responder.
Nessa parte aparecem só as experiências profissionais.
A maioria é objetiva e de marcar, mas tem uma pergunta que acho muito importante:

Explain what that additional experience might be:
Nessa parte eu fui além de falar sobre as atividades desenvolvidas com as crianças, falei sobre minha relação com eles, e de vez em quando coloquei alguma coisa marcante, exemplo, quando ele era menor era muito fã do homem aranha e dizia que eu era sua Mary Jane Watson, coisas bonitinhas e que mostrem intimidade com a criança.

Health Information

Se você já teve doenças como sarampo, catapora e caxumba coloque, de resto melhor marcar não.

Au Pair Year

1- Why do you want to be au pair?
De novo, mas tenho a impressão que é a mesmo resposta que aparece lá em cima.

2- Why should a family should you to be their au pair?

Realce suas qualidades e os valores mais importantes para você. As palavras mais interessantes de serem incluídas são: Flexible, responsible, creative, patient, fun and active.

3- What would you like to accomplish during your time as an au pair?

O que você quer realizar lá, se está afim do green card ou de um marido americano melhor esconder suas intenções, mas seja honesta e não esqueça de incluir que quer ter uma relação saudável e legal com a família e as crianças.

4- What would you like to do when you return from your time as an au pair?

Coloque o que pretende fazer quando voltar e no que ser au pair durante o ano vai te ajudar.

References

Aqui é que entram as referências pessoais, abuse dos seus amigos falantes em inglês e peça que eles respondam pra você. Servem amigos, professores, chefes...
Se você preferir responda para eles e peça apenas para acrescentarem alguma coisa, assim não corre o risco de ter várias respostas repetitivas.


Álbum de fotos

Na Cultural Care você pode postar 20 fotos + a sua foto do profile. Minha sugestão é:

1 foto com a família;
1 foto com amigos
1 ou duas fotos sua sozinha;
De resto abuse em fotos com crianças, se você colocar muitas fotos pode fazer colagem, caso contrário é melhor evitar.
Se for fazer uma sessão de fotos troque de roupa, sua e das crianças, mude tb sapato, ambiente e penteados.
Priorize fotos em parques, brincando e fazendo atividades esportivas, é legal ter uma lendo com a criança ou montando quebra-cabeça.
Aproveite para fazer alguns vídeos também nesse mesmo dia, assim você adianta seu trabalho.

Use legendas curtas.
Ex.: Nina and I playing soccer.
My family in my graduation.
My friends Andrea, Catarina and I having fun.

E é o fim!

Quis fazer este post devido a minha própria dificuldade em montar meu app. Eu não coloquei tudo exatamente como fiz no meu, até porque detectei alguns erros depois que fiquei online. O post tenta produzir o que na minha opinião é um app atrativo para as FAMÍLIAS, mas estou on há apenas duas semanas, e claro que posso estar enganada.
De toda forma, espero que ajude as aspirantes a au pair a ter muito sucesso e conseguirem seu match bem rapidinho.

Quer uma dica realmente útil sobre seu app? Ai vai... Antes de produzir o documento da agência faça o app do Great Aupair (GAP) e do Aupair.com, inclusive entrevistas, quanto mais você escreve mais idéias tem e mais se aperfeiçoa em "vender o seu peixe".

Outra coisa, peça a um amigo que fale bem o inglês para revisar. Eu não fiz isso e me arrependo, minha agente disse que era interessante deixar como eu respondi para verem meu nível de inglês, mas o app é nosso produto, é a partir dele que seremos selecionados, então quanto melhor ficar, maiores as chances de uma família fantástica te escolher.

Então é isso: Muito cuidado e bom senso, pois este documento vai ajudar ou atrapalhar muito na realização do seu sonho.
Tentem ser honestas mas não se esqueçam de vaorizar o que há de melhor em vocês. Nada de responder a TPM. Rs

Sei que o post está enorme, mas parece faltar sempre alguma coisa, caso surjam dúvidas podem perguntar.
Espero ter ajudado.
Um beijo,
May.

12 comentários:

  1. ótimo post, ajudou muitoo estou seguindo ;D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jú,
    É tão bom saber que alguém lê
    Rs.

    ResponderExcluir
  3. May, eu acho que vou acabar indo pela CC mesmo, obrigada pela força!! Eu só não descobri aonde fica a agência deles aqui na minha cidade, e não tem palestras informativas deles nos próximos meses por aqui.. Pra eu receber o email com a senha pra começar a preencher meu app, o que eu preciso fazer? Eles me mandaram um email ontem com uma cartilha de au pair e disseram que em breve eu a recebo em casa tbm.. To perdidinha, nunca pensei em ir pela CC então nunca fiz questão de procurar mta coisa sobre eles, sempre achei q iria pela APC e até mesmo por isso, sou bem informada com eles :~

    ResponderExcluir
  4. E ah, eu tbm sou uma "quase" internacionalista... tô no 5º periodo já, mas quero ir antes de formar... =D

    ResponderExcluir
  5. Larissa, qual é sua cidade?
    Porque nem sempre a CC tem agência (loja) em todas as cidades, as vezes eles são representados por agentes de viagem. A melhor coisa é você entrar no site ou ligar lá e perguntar sobre a agência mais próxima.

    Assim, eu vejo algumas reclamações no grupo sobre a CC e é claro que rematch através deles dá mais medo, mas até hoje fui super bem atendida e com duas semanas 2 famílias já visitaram meu perfil.

    Quanto a ser internacionalista, tadinha de vc. Rs, brincadeirinha... Mas é a melhor coisa mesmo ir antes de formar. Você vai voltar com outra visão sobre o curso. Me arrependo de não ter feito isso.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Menina, AMEI seu post!!!To pela CC e ainda não comecei a preencher o APP, mas vai me ajudar muitoooo!!!

    Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  7. Otimo esse post! Gostei das dicas! Obg.

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, você poderia fazer um post falando sobre a entrevista e o teste?

    Obrigada.

    http://marydangel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito bom! Estava exatamente buscando dicas pra preencher o meu e dei de cara com isso aqui! Obrigada!! Vai ajudar muito!

    ResponderExcluir