quarta-feira, 22 de junho de 2011

Organizando a vida? A velha história da tensão pré-visto

Minha gente bunita e cheirosa da internet, só quem vive a aventura de tentar ser parte de uma família americana por 01 ano sabe a ansiedade que é esperar pela aprovação de um visto. Eu não sou nada diferente! Na última semana tenho intercalado momentos de calma e ocupação com o desespero de conseguir ou não dizer a frase mais comemorada por 986 membros do facebook: I Got My Visa!

Não paro de ler os blogs e as postagens de todas as queridas colegas au pairs que também se descabelam e não param de discutir a melhor forma de conseguir a aprovação da turma do Tio Sam, e sinto aquela ansiedade misturada com alegria e muita esperança de que na minha vez tudo possa correr bem também.

Vou tirar meu visto na Embaixada em Brasília, daqui a duas semanas, e a grande dúvida é: MENTIR ou NÃO MENTIR na entrevista, eis a questão?
Verdade seja dita: vida de Au Pair é assim mesmo, você sempre dá uma maquiada nos seus atributos, conta uma vantagem, inventa uma história, enfim, usa de pequenas táticas para ter o melhor ano possível, e sem culpa, porque uma mentirinha regada de boas intenções como as nossas não pode prejudicar ninguém né. :)
Além do mais, reza a lenda de que só provando os vínculos você tem com o Brasil seu visto será aprovado.

Poxa, amo meu país e quero muito ser diplomata quando voltar, a idéia original era passar só 06 meses nos States, mas infelizmente, aparentemente pro governo americano esse desejo sincero e minha palavra não são o suficiente. Para ser bem recebida e ainda assim querer voltar pro meu Brasil brasileiro eu preciso minimamente ter:
- Emprego
- Estar estudando, e
- Talvez um namorado/ homem da minha vida também ajude.

Mas eu não tenho nada disso!
- Larguei meu emprego pra ser au pair, porque pensei que o processo fosse rapidinho e o emprego atrapalharia, saí em abril, até trabalho como cerimonial de eventos em casamentos há 05 anos, mas pow, um freelancer de uma empresa que nem registrada é pega bem ou mal?
- Sou formada em Relações Internacionais há 01 ano;
- E Amo minha vida de solteira, em qualquer lugar do mundo.

A verdade meninas, é que estou com os seguintes medos:
- Falta de carteira assinada e facul, apesar do trabalho em eventos;
- Meu pai é desempregado e não me ajuda financeiramente, não somos tão "super closer" como coloquei no app;
- Minha casa, que é minha mesmo, está no nome da minha tia, porque nunca tive interesse de passar pro meu, então comprovar riqueza, só se for de espírito;
- Minha mãe é minha sponsor, e está me ajudando de verdade, mas o extrato da conta bancária dela, e o meu também, não andam muito atraentes (culpa do programa), mesmo ela sendo funcionária pública.

Diante disso vem aquela vontade de mentir no preenchimento dos documentos, pedir a um amigo que te dê uma carta comprovando emprego em qualquer coisa, fingir que está matriculada em alguma pós, e por ai vai... Mas e o medo? E se pedirem meus documentos? E se eles pesquisarem minha vida antes da entrevista? E se bem na minha entrevista eles usarem um detector de mentiras? E se a CIA depois da morte do Bin Laden estiver me investigando mais que aos terroristas da Al-Quaeda?
Minha nossa Senhora das Au Pairs, me acode!
Afinal, são os Estados Unidos da América né? Não deve ser fácil entrar lá.

Daí, não paro de pensar, ler, pesquisar e tentar descobrir a fórmula perfeita pra se conseguir o visto instantâneo, e no meio desse vuco-vuco me deu um flash meninas: optei pela verdade! Claro que essa opinião ainda vai mudar umas 600 vezes nas próximas duas semanas, mas por enquanto decidi que quero entrar nessa jornada sendo autêntica, que se eles quiserem me aceitar assim: Maravilha, caso contrário, vou chorar, vou sofrer, se o dinheiro der vou tentar de novo e caso nada dê certo... Vou atrás de outra coisa.

Moral da história: Cansei de me descabelar pensando em como preencher o DS-14895, ou de tentar comprovar o óbvio: quero ir, mas pretendo voltar.

Quero ir pra terra do Tio Swazeneger sim, e quero MUITO!, mas quero ir bem Mayara, sendo honesta, jogando limpo, sem medo de ser apenas uma brasileira comum buscando aventura e amadurecimento em terra estrangeira.

E assim, a cada dia essa ansiedade vai virando rotina e tenho conseguido ficar mais calma e mais confiante. Ainda não tive coragem de comprar malas e presentes (a trava de murrinhagem me impede), também não recuso desejos de boa sorte, rezas e bençãos. Mas cada vez mais sinto que logo poderei berrar aos 4 ventos o orgulho de estar indo limpar bunda de dois bebês lindos nos States.

Pra terminar, desejo Parabéns as que já conseguiram, e Sucesso pra mim e pra todas as meninas que tem cultivado esse sonho e esse medo! Que saibamos nos alegrar com nossas conquistas ou reconheçer nossa coragem por tentar.

Have a nice V-day!

6 comentários:

  1. May, HOJE minha mãe me disse uma coisa, que eu nem liguei na hora mas agora veio com tudo:

    "tudo que vc for fazer pra esse programa, não usa de mentiras pra fazer, faztudo honestamente e sem mentir nada, pq depois descobrem e aí não tem volta"

    então seila sabe.. acho que o fato de vc ser formada nao dá nada, tantas meninas conseguiram o visto mesmo formadas... em relação ao emprego, leva uma cartinha da empresa que tu trabalha, mesmo que nao seja carteira assinada, é alguma coisa, certo?
    nem sei como te aconselhar pq ainda nao passei por isso, e tenho certezaaaaa que tbm vou ter 3487282375 duvidas, mas de qualquer forma, boa sorte viiu?
    beijocaa =*

    ResponderExcluir
  2. Larissa, muito mais importante que ajudar em qualquer dúvida é esse carinho que só outra aspirante a au pair pode nos passar com um comentário como o seu, ou um simples desejo sincero de boa sorte.
    Adorei a dica da sua mãe, me iluminou aqui. Obrigada a ela duas vezes, pelo comentário e por ter uma filha futura au pair :D

    ResponderExcluir
  3. :O Que mais eu vou dizer depois desse comentário bonitinhU da Lari?

    O que me resta é reforçar para não mentir... dar uma coloridinha eu ainda apoio... mas as cabeludas, evita (pra não correr o risco de se complicar depois)! ;)

    Beijos, May!
    Faço do teu último parágrafo, o meu. ;P

    ResponderExcluir
  4. Rs. Valew Fernanda,
    Vou ser o mais honesta possível e seja o que Deus quiser né (Tomara que Ele queira que meu visto seja concedido)
    E se a CIA tiver me vigiando já vão saber minhas intenções :D

    ResponderExcluir
  5. AH NAAAO, May e Fê, SUASLINDAS! sério, maior presente que aquele grupo pode me trazer foram vcs duas, ja gosto como se conhecesse há séculos

    May, respondendo seu comment: eu me acho mega NOT fotogênica, hahaha, odeiio tirar foto minha, eu curto tirar dos outros só, hahaha, sempre me acho diferente nas fotos, tenho mania de pegar foto antiga minha e ficar analizando (e comparando) meu cabelo, como eu era mais magra, essas bobeirinhas mesmo

    sobre o passaporte, eu consegui tirar sim, segunda feira acordei 7h e fui pra lá, acho que tinham umas 4 pessoas na minha frente só, o carinha que me atendeu foi suuuuuuper simpatico, o melhor foi ele la conferindo os documentos e eu passando lapis de olho com o celular de espelho, pra tirar a foto, ele riu horrores :x

    que bom que meu comment te fez repensar sabe.. acho que é isso que a Fê disse, maquiar é uma coisa, agora inventar é outra... afinal de contas, a gente se maquia pra ficar mais bonita, assim como maquiamos uma situação pra ela ficar mais "apresentável" hahaha

    ResponderExcluir
  6. Ah! Maior linda a foto do teu blog, super menininha. E se adoro ver td que tá rolando no grupo responder comentário seus lá e ver que está td dando certo pra nós é melhor ainda!!

    Que sorte do seu visto viu! Eu demorei 4 horas pra tirar e mais 1 hora só pra receber aqui em Brasília (isso pq tava agendado), já tava tão de mau humor da esperar que até esqueçi da cara bonita da foto. Depois posto aqui a foto da foto do passaporte, se Deus quiser junto com a do visto!

    ResponderExcluir