segunda-feira, 12 de setembro de 2011

With a Little Help of my Friends

Sempre tive medo da solidão...

Acho que eu e todo mundo! Amo o Renato Russo, e quando escutava ele cantando "O mal do século é a solidão" pensava: -Esse cara é um gênio!
Eu sou uma pessoa meio de lua, há não muito tempo atrás era muito, mas muito tímida mesmo, sempre fui a garota feinha (dente torto, altona, cabelo sarará), então tentava apelar pra papos inteligentes, mas o problema é que não me acho lá esse Einstein.
No anexo da faculdade (leia-se botecos) fiz uma disciplina extra sobre como fazer novos amigos e melhorei meu desempenho, mas ainda assim, tenho muita dificuldade em me abrir e me comunicar com os outros. Dou muito valor nesse povo cativante, que faz amizade fácil com todo mundo, amo gente assim e tento copiar, mas sei que não sou um sucesso garantido por onde passo. Na terra do nunca (Brasil) não sou uma pessoa solitária, tenho meus grupos de amigos (poucos, mas ótimos).
Não parei muito pra pensar sobre fazer amizades quando fiz minha inscrição no programa, mas depois, quando estava perto de embarcar começou uma aflição.

Porque você largar seu país não é apenas largar seu país, sua comida, seu cachorro, sua língua, é largar tudo e todos que você conheçe (porque honestamente, se você não largar, terá um ano infernal). Você chega aqui começando do zero, tem que conquistar sua família, suas crianças, os amigos da família, a vizinhança, e principalmente, tem que conquistar amigos. E de todos os desafios que tenho vivido aqui, posso dizer com certeza que essa tem sido minha maior dificuldade, e o que me demanda maior esforço.

Por que aqui você tem uma língua diferente, as pessoas não entende suas piadas nem você as delas, são culturas conflitantes, aqui a sua nova amiga(o) não vai saber detalhes da sua infância, ou os seus gostos, e você terá receio de contar, exatamente por ela ser uma nova amiga(o).

Uma dica que posso dar é, seja simpática! Mesmo que você não esteja on the mood, sorria e dê bom dia para todos desde a escola de treinamento, desde antes do embarque. Procure por pessoas que vão morar perto de você, procure afinidades com essas pessoas, estabeleça uma relação, porque ficar só aqui é complicado. E como diz a autora do meu blog favorito: Antes só do que mal acompanhada aqui é um ditado que não funciona, aqui você tem que aprender a se esforçar em aceitar o outro, em muitas vezes fazer coisas que você não gosta, ou deixar de fazer coisas que você gosta para manter uma pessoa. Não é deixar de ser você em prol do outro, mas criar um equilíbrio para evitar a solidão.

Quando chegar, procure as Au Pairs da vizinhança, algumas nem respondem, algumas te respondem mas não te dão a menor bola na vida real, de toda forma, há grandes chances de você conheçer ao menos uma pessoa que queira tomar um café, ver um filme e saber de gente.

Procure se relacionar com brasileiros. Antes de vir, falava que ia passar um ano sem ouvir português, queira imergir no inglês pra aprender mais rápido, mas hoje sei o valor de ouvir português, e falar que tá com saudade de casa pra gente que sabe o que a palavra saudade significa, que conversa mais alto, que dança com ritmo, que gosta de ser a última a sair da balada, que mesmo não gostando das mesmas músicas que você vai conheçer suas músicas preferidas e (consequentemente) ter mais afinidades. Não estou dizendo para se limitar a amizades brasileiras, longe de mim, só eu sei o esforço que estou fazendo para conheçer gente de vários lugares, e quem me conheçe sabe que isso é um grande objetivo pra mim. É que ter amigos brasileiros não é só mais cômodo, é mais natural também, então não reprimam esse povo moreno, cheiroso e gostoso se forem boas companhias.

Depois que você começa a sair com alguém tudo fica mais fácil, porque uma pessoa leva a outra e logo você vai fazendo uma rede de amigos e definindo aqueles que tem um perfil mais parecido com o seu, mas é também mais difícil, porque manter novos amigos, ou o interesse nessas pessoas é complicado, e no fim vai ficando pouca gente, e por mais que essa pessoa goste de você também, ela não estará sempre disponível como era com sua melhor amiga no Brasil, e às vezes não terá saco para escutar suas chatices de saudades de casa ou dificuldades com a host family.

É nessas horas, como em muitas outras que a saudade dos seus amigos vai apertar, às vezes pra mim chega a ser maior que a saudade da família, porque tenho pra mim que amigos são a família que a gente escolhe, e minhas amigas são pau pra toda obra, nosso límite de tolerância umas com as outras só não é maior que nosso amor. Essa saudade vai apertar quando esses amigos disserem que sentem sua falta, e vai ser devastador quando você ver que eles estão vivendo suas vidas e respirando sem você por perto.

Algumas pessoas sempre foram fundamentais na minha vida, e não preciso citá-las porque elas sabem quem são, sempre me julguei essencial na vida de outras pessoas também, e pra mim saber que essas pessoas estão resolvendo seus problemas sem mim, ou tendo outras pessoas como ombro amigo dói e me faz feliz simultaneamente.

As coisas mais dificeis pra mim são achar pessoas que também gostem de vida noturna morando perto de mim; querer um colo e não poder pedir pra ninguém; querer receber visitas ou simplesmente ir pra casa de alguém pra andar um pouco e não ter onde ir, pois visitar ou receber alguém aqui significa todo um procedimento de educação que não fico com saco de fazer nesses momentos. Nessas horas tento me lembrar que no Brasil também tinha esses mesmos surtos de solidão (era mais raro, mas acontecia), porém nunca morri por isso.

No mais o conselho final contradiz o resto do texto, mas sem dúvida o direciona: Seja você, apenas aproveite seus momentos aqui e tente ser feliz, porque felicidade atrai felicidade, bom humor, positividade. Pessoas boas atraem pessoas boas, e acho que devo ser uma pessoa ótima, porque apesar de não poder dizer que tenho AMIGOS aqui ainda, no sentido literal da palavra, tenho amigos, pessoas com quem gosto de dividir meu tempo, me divertir e compartilhar minha experiência aqui. Espero de verdade que isso evolua logo e que possa encontrar meus pares perfeitos o quanto antes, que pra mim significa: Pessoas animadas, que gostem de bebida, sushi e momentos cult (tudo junto e misturado).

Às vezes tenho pequenas crises de achar que ainda não fiz nenhum amigo aqui, e que todo mundo que conheço tem alguém mais closer, que eu sou uma intrusa na turma, mas sei que na verdade não é assim, que isso é só a minha insegurança de nascença. Sei que pouco a pouco estou conquistando pessoas, da mesma forma que as pessoas tem me conquistado, e hoje mais que esperança, tenho a serenidade de saber que vou sair daqui com boas histórias compartilhadas pra compartilhar.

Afinal, ninguém é uma ilha!

Beijos,
May.

P.S.: Queria dedicar esse post a Jaque, que sempre tá de olho no blog. Hoje vou falar de algo que mesmo sendo fofoca da minha vida acho que
vai te ajudar aqui. ;)

9 comentários:

  1. sabias palavras May....
    Adorei o post e com certeza ajudara muitas pessoas....

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Adorei May!! Conseguiu falar bem sobre esse assunto. Já era tua fã, agora... Hahaha!! Quando vai vir pra NJ?? Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa May, adorei o post!!! fica bem!!Bjs

    ResponderExcluir
  4. COMO ASSIM nao fez nenhum amigo aqui??? E EU??? olha soh, que sem vergonha! Sexta feira eu vou te dar uns murros! HAUAHUAHAUA Eu tbm falava que num ia falar com brazucas e olha soh??? Tudo muda quando vc ta do lado de ca! E relaxa sobre tudo, sempre que precisar eh soh ligar!

    ResponderExcluir
  5. Eu já axo super importante ter contato com alguém do Brasil. Principalmente pq eu amo o meu país, minha cultura e tudo o que é brasileiro.
    Mas acredito q não vou ter esse privilégio ond eu vou pq não axei nenhuma brasuca q foi ou vai pra lá. :'(
    A Amanda me encheu de esperança qdo disse q tinha uma família da Pensilvania no app dela...

    ResponderExcluir
  6. Polly, meu sonho mais sonhado é ver NY de novo, e olha que há 3 meses atrás dizia que não tinha vontade nenhuma de conheçer essa cidade né.
    Haha.
    Agora falando sobre o mais importante, todo mundo lê lá em cima: EU TENHO UMA FÃ!!! :p

    ResponderExcluir
  7. Calma Lidiii,

    É que o post era pra ser sofrido, kkkkk
    E quando falo das pessoas que estão me conquistando pode ter certeza que você tá nas tops viu!

    Se preocupa não, que se mensagem não funciona te perturbo ligando, no facebook, pego o ferry.

    Agora já era menina, balançou uma cerveja e me fez rir num te largo pra nunca mais
    :D

    ResponderExcluir
  8. Jaque a Amanda é triste né.

    Fica fazendo a gente sofrer com essa expectativa.

    kkkkk
    Mas Pensilvania tb, só vc viu! Rs

    ResponderExcluir